2º Encontro de Estudos sobre a Violência

“A violência e seus efeitos no tecido social e na esfera estatal” Dias 26 e 27 de abril de 2013

09/04/2013 16h30 - Atualizado em 28/04/2022 às 07h45

Esse encontro, que está sendo organizado pelo NEVIAL, Núcleo de Estudos sobre a Violência em Alagoas, tem o objetivo de fortalecer o campo de reflexão e estudo sobre a temática da violência e da segurança pública reunindo pesquisadores, seguimentos da sociedade e gestores públicos que se sentem implicados com a problemática em questão. A magnitude das formas e expressões que a violência na sociedade transformou essa temática num objeto de estudo privilegiado no campo das ciências sociais e áreas afins.
Com a realização desse evento buscamos consolidar o grupo de pesquisadores que compõe o NEVIAL, bem como dar visibilidade às pesquisas que estão sendo desenvolvidas seja pelos integrantes do NEVIAL seja por pesquisadores convidados. Essas são, portanto, as razões que justificam a realização do 2º Encontro de estudos sobre a Violência – “A violência e seus efeitos no tecido social e na esfera estatal”, como uma das atividades do Congresso Universitário da UFAL.

Dia 26 de abril

9:00hAbertura Oficial – Drª. Ruth Vasconcelos Lopes Ferreira e Drª. Elaine Cristina da Costa Pimentel

9:30h – Palestra - "Pensando alto sobre violência, crime e segurança pública: uma análise do caso do Rio de Janeiro".
Palestrante: Drª Ludmila Ribeiro (UFMG)
Mediação: Drª. Luciana Santana (ICS/UFAL e NEVIAL)

14:00h às 17:30h – Grupo de Trabalho – Políticas Públicas de Segurança versus Políticas Sociais de reconhecimento
Coordenação: Elaine Cristina da Costa Pimentel (FDA/UDFAL, NEVIAL e NEPP)
1. Ms. Jacqueline Nobre Leão (NEVIAL) – “Os impactos e efeitos subjetivos do Programa de Proteção à Testemunha Ameaçada: Racionalidade Burocrática, Invisibilidade e Violência”.
2. Drª. Elaine Cristina Pimentel da Costa (FDA/UFAL, NEVIAL e NEPP) - "Penas, medidas de segurança e reintegração social na legislação brasileira".
3. Dr. Anderson Menezes (Arapiraca/UFAL e NEVIAL) - Violência e ausência das relações sociais de reconhecimento.
4. Drª. Katia Machado Fernandez (UFRJ) – “Diagnóstico e Análise Criminal: estratégias de construção da segurança pública”.

Dia 27 de abril

8:30h às 12:00h – Grupo de Trabalho – Crianças e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social
Coordenação: Ms. Jacqueline Nobre Leão (NEVIAL)
1. Ms. Anna Júlia Giurizatto Medeiros (UFAL e NEVIAL) – “Crianças em situação de rua na política pública alagoana: entre a violência e a garantia dos direitos”
2. Maria Gorete Rocha de Santana (Secretaria da Paz) – “Adolescentes em medida de socioeducativa de internação: desafios e perspectivas”.
3. Ms. Cléssio Moura de Souza (Instituto Max-Planck - Direito Penal Estrangeiro Internacional - Alemanha) – “Juventude e Violência no Brasil”
4. Ms. Hugo Leonardo Rodrigues Santos (CESMAC, SEUNE e NEVIAL) – “Criminologia da vida cotidiana: uma análise do pensamento econômico no controle do crime”.

14:00h – Mesa Redonda de encerramento – Paradoxos da violência na contemporaneidade
Mediação: Drº. Emerson Nascimento (ICS/UFAL e NEVIAL)
1. Dr. Doriam Melo (UERJ e Laboratório de Análise da Violência da UERJ) – “Os problemas, os desafios, e os gatilhos do fluxo de Informações sobre Mortes Violentas nas cidades de Maceió, Rio de Janeiro e Salvador”.
2. Afonso Lisboa (Psicólogo) – “Fundamentos da violência em Alagoas: uma perspectiva sociocultural”.
3. Dra. Ruth Vasconcelos Lopes Ferreira (ICS/UFAL e NEVIAL) – “Os jovens em Alagoas: as diferenças e desigualdades que geram vidas e mortes diferentes e desiguais”.

Programação Completa