Professor do ICS participa de coletânea sobre Quadrinhos e Educação

Professor do ICS participa de coletânea sobre Quadrinhos e Educação

Amaro Braga participa de coletânea sobre Quadrinhos e Educação

Lenilda Luna - jornalista

O livro Quadrinhos e Educação em Cinco Pontos de Vista, lançado recentemente pela editora da Universidade Federal de Pernambuco, foi organizado pelo professor Thiago Modenesi, Mestre em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, contendo cinco artigos que discutem em diferentes pontos de vista as inter-relações das Histórias em Quadrinhos com o Campo Educacional.

O professor Amaro Braga, do Instituto de Ciências Sociais da Ufal, participa da coletânea com o artigo Quadrinhos Independentes: Usando Imagens para Contar Muito Mais que História, resultado de uma análise a partir dos projetos de extensão desenvolvidos pelo professor. "Este artigo é muito importante pra mim, pois o estruturei como um relato de experiência a partir das concepção, gestão e direção de arte dos últimos sete álbuns em quadrinhos realizados por mim e pelas desenhistas Danielle Jaimes e Roberta Cirne", informa o professor da Ufal.

Os álbuns produzidos pelo professor Amaro Braga foram realizados a partir de projetos de extensão durante o período em que ele atuou como professor no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco. "Trata-se de perceber o papel dos quadrinhos independentes e culturalmente orientados na educação não formal", revela o professor.

Participam ainda da obra, o historiador Thiago Modenesi, com o artigo As Charges Educando no segundo reinado brasileiro, o geógrafo Fábio Paiva, com o artigo de abertura "As HQs e a Educação", o cartunista e professor da UFPE, Clériston Andrade, com o instigante HQ para educadores: linguagem, arte ou comunicação?, a Historiadora Geisa Fernandes, com o questionamento Para que servem os quadrinhos?.

Segundo Amaro, a concepção original desta publicação era reunir os pesquisadores egressos da Universidade Federal de Pernambuco que dedicaram suas dissertações e teses à temática dos quadrinhos. "Dos cinco professores, três atuaram ou atuam como professores na UFPE. Eu ensinei por dois anos na UFPE antes de me mudar para a Ufal", esclarece Amaro Braga. O livro já tem confirmado o lançamento em agosto, em São Paulo na Unifesp, durante as Jornadas Temáticas de HQ e no 2º Encontro de Pesquisadores de Arte Sequencial em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em setembro.

Para adquirir um exemplar, acesse o blog do autor: http://axbraga.blogspot.com.br/p/adquira-aqui.html