Disciplinas eletivas

 

AÇÕES COLETIVAS E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

Ementa:

Transformações no Capitalismo contemporâneo. Democracia e Cidadania: Novas configurações do Estado e da Sociedade. Movimentos Sociais.

CIÊNCIA, GÊNERO E IDEOLOGIA.

Ementa:

História, teoria social e método biográfico. Gênero na teoria social clássica e contemporânea. Arranjos entre os gêneros na Alemanha nazista (1933/1945). Globalização, gênero e migração. Elementos do método da pesquisa biográfica.

COMO AVALIAR SOCIOLOGICAMENTE OS AFETOS? TEORIAS E METODOLOGIAS DAS DIMENSÕES PSICOLÓGICAS

Ementa:

Exposição de concepções filosóficas sobre as dimensões afetivas nas relações sociais e as estratégias metodológicas utilizadas por Simmel, Mauss, Bourdieu, Elias e Wouters para avaliar determinados fenômenos sociais.

CRIME E ESPAÇO URBANO

Ementa:

Explorar a relação entre a crise dos instrumentos de regulação da forma urbana e o fenômeno da violência urbana, esta, entendida aqui como parte constitutiva da falência das características configuracionais tradicionais da sintaxe urbana que favorece a ocorrência de crimes.

CULTURA E MERCADO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Ementa:

A disciplina destina-se aos estudantes que, direta ou indiretamente, possuem objetos de investigação que passam pelas relações entre cultura e mercado.

DESENVOLVIMENTO E CONFLITOS AMBIENTAIS: TRAMAS SOCIOPOLÍTICAS E SIGNIFICAÇÕES SIMBÓLICAS

Ementa:

O curso terá como objetivo refletir sobre as dinâmicas de desenvolvimento e os conflitos desencadeados por formas hegemônicas de uso e apropriação dos recursos naturais territorializados.

INTERSUBJETIVIDADE E ESFERAS DO RECONHECIMENTO EM AXEL HONNETH

Ementa:

Intersubjetividade e luta por reconhecimento na obra de Axel Honneth. Intersubjetividade e reconhecimento entre os predecessores de Honneth nos campos da filosofia, da psicanálise, da teoria sociológica e da psicologia social. Intersubjetividade e reconhecimento nas esferas de interação amor, direito e valorização social.

JUVENTUDES: TRAJETÓRIAS, SOCIABILIDADES E INVENTIVIDADES.

Ementa:

A proposta da disciplina é provocar reflexões sobre o fenômeno da juventude, a partir de três conceitos decisivos para a compreensão das práticas juvenis no mundo contemporâneo, são eles: trajetórias, sociabilidades e inventividades. 

RACIONALIDADE MODERNA E CULTURA

Ementa:

A disciplina se propõe à tratar a origem e o desenvolvimento da chamada “racionalidade moderna”. A abordagem considerará esse tipo de racionalidade não uma consequência determinística da ciência, da tecnologia ou do capitalismo, mas como um processo cultural constituído por vários fatores interdependentes.

RELAÇÕES INTERÉTNICAS E MULTICULTURALISMO NA ALEMANHA E NO BRASIL

Ementa:

As relações interétnicas, de gênero e classe social constituem dinâmicas complexas e contraditórias em todos os contextos nacionais marcados pelo multiculturalismo.

SOCIEDADE, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Ementa:

Problematizar algumas implicações dos estudos sociais da ciência, da tecnologia e da inovação no tocante à natureza do conhecimento e de suas dinâmicas subjacentes (interesses econômicos, interesses políticos e aspectos éticos relacionados).

SOCIOLOGIA AMBIENTAL

Ementa:

Contexto histórico-social de inscrição da sociologia ambiental na sociologia: formação de nova sensibilidade social à ecologia e sociologia ambiental na sociedade do risco. Questões do método para estudo das dependências recíprocas entre sociedade e ambiente: interdisciplinaridade.

SOCIOLOGIA DAS NOVAS SENSIBILIDADES JURÍDICAS

Ementa:

A disciplina propõe analisar o processo de tomada de consciência levado a cabo por sujeitos sociais historicamente vistos como pertencentes a uma subclasse desprovida de direitos.

SOCIOLOGIA DO CRIME E DA VIOLÊNCIA URBANA

Ementa:

A violência como conceito ou como representação social. Violência e processo civilizatório. Violência, sociedade disciplinar e biopolítica. Controle da violência e formas da violência na sociedade contemporânea. Violência urbana. Mecanismos de erradicação e circunscrição espacial da violência. Pobreza, desigualdade, estrutura social e crime. Violência simbólica. Violência difusa, estigmas e construção social do crime. Violência e modernidade.

SOCIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Ementa:

O estatuto científico da sociologia do desenvolvimento na problemática sociológica da mudança social. A ideia do "desenvolvimento" como ideal-força do processo civilizador moderno; paradigmas da modernidade e da modernização.

SOCIOLOGIA DOS TRIBUNAIS E SEUS JUÍZES

Ementa:

O curso terá como objetivo refletir sobre a magistratura brasileira e sua relação com a sociedade. O intuito é realçar os elementos conceituais que permitam identificar não apenas os ritos e símbolos que corroboram para que os juízes ocupem uma posição de destaque no campo do direito e fora dele.

TEORIAS SOBRE IDEOLOGIA

Ementa

O conceito de ideologia, de Marx a Habermas. O conceito de alienação em Hegel. Dialética: determinação e suprassunção em Hegel. O conceito de alienação em Marx. Dialética: determinação e suprassunção em Marx. Ideologia e cultura nas sociedades contemporâneas. A dupla funcionalidade da ideologia.

TEORIAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Ementa:

Conceitos de ação coletiva e Movimentos Sociais; Teorias da Desmobilização Coletiva; Teoria de Mobilização de Recursos; Teoria do Processo Político; Teorias dos Novos Movimentos Sociais; Cultura e ação coletiva; Teorias da Globalização do Ativismo; Relações entre Movimentos Sociais, Partidos Políticos e Estado.