Disciplinas obrigatórias

TEORIA SOCIOLÓGICA CLÁSSICA

Ementa:

Os principais objetivos desta disciplina são a) apresentar algumas reflexões sobre as condições sociohistóricas do cenário intelectual europeu no séc. XIX b) propondo uma análise sobre as reflexões, teorias sociais e metodologias sociológicas de Karl Marx, Emile Durkheim, Max Weber e Georg Simmel.

METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIOLÓGICA

Ementa:

Estratégias de construção do problema de pesquisa. Delineamento do objeto de investigação. Abordagens metodológicas dos clássicos da sociologia; Durkheim, Marx e Weber. Epistemologia da ciência. Objetividade do conhecimento nas ciências sociais. Lógica da produção científica.

TEORIA SOCIOLÓGICA CONTEMPORÂNEA

Ementa:

A disciplina pretende discutir os principais conceitos teóricos da sociologia contemporânea, notadamente; a abordagem da teoria da ação, na fenomenologia (Schutz); O interacionismo simbólico (Mead); A teoria da ação comunicativa (Habermas); A abordagem sistémica (Talcott Parsons); A abordagem sistémica. Sistemas autopoiéticos (Maturana); A abordagem sistémica. Sistemas autopoiéticos (Luhmann); A teoria da estruturação (Giddens); O conceito de habitus (Bourdieu); O pensamento pós-moderno (Lyotard); A pós-modernidade na sociedade (Bauman); Crise do sistema fordista e a acumulação flexível (Arrighi, Harvey); O conceito de rede. A sociedade em rede (Castells) e O conceito de rede. As redes sociotécnicas (Latour).

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA

Ementa:

Elementos técnicos da pesquisa social empírica. Introdução às noções básicas de estatística. Instrumentos de Recolha de Informação Qualitativa e Quantitativa. Técnicas de análise de dados quantitativos e qualitativos em sociologia.