Seminários do LACC 2025 iniciam com palestra de Bárbara Caramuru sobre genocídio e etnografia
- Atualizado em

O LACC dá início à temporada 2025 de Seminários com palestra sobre a questão palestina. Esta série de encontros tem como objetivo promover debates sobre temas emergentes e provocativos, que nos convidam a refletir sobre a contemporaneidade e os múltiplos caminhos da pesquisa antropológica.
Para abrir a temporada, contaremos com a presença da Profa. Dra. Bárbara Caramuru Teles (UFSC), cuja trajetória acadêmica tem se destacado por investigações profundas sobre a questão palestina. Sua palestra, intitulada: A Questão Palestina: Fazer antropológico em tempos de genocídio será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas, no dia 16 de abril (quarta-feira), das 17h às 18h30.
📍 Link da transmissão: http://www.youtube.com/@institutodecienciassociais5509
Na palestra, a professora propõe discutir os desafios e dilemas do fazer etnográfico diante do genocídio palestino, tema de profunda relevância para a antropologia contemporânea. Em um contexto de ascensão das abordagens decoloniais e contra-coloniais, e dos diálogos sul-sul, torna-se urgente rediscutir as formas de colonialismo ainda vigentes e seus impactos sobre a produção acadêmica. A partir dessa perspectiva, Bárbara Caramuru levantará questões fundamentais sobre como a colonização e o genocídio afetam os modos de produção e prática antropológica.
Sobre a convidada:
Bárbara Caramuru Teles é doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e possui pós-doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É mestre em Antropologia e Arqueologia pela UFPR e licenciada e bacharel em História pela mesma instituição. Graduada também em Sociologia, possui pós-graduação em História Afrobrasileira e Indígena e cursa atualmente especializações em Direitos Humanos e Movimentos Sociais, e em Educação Inclusiva.
Foi professora substituta no Departamento de Antropologia da UFPR (2024), professora da Uninter (2016) e atua como antropóloga no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. Coordena o Núcleo de Estudos Palestinos (NEP) e é pesquisadora do Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM). Suas pesquisas atuais abordam temas como gênero, interseccionalidade, decolonialidade e processos de autorreconhecimento identitário entre imigrantes e refugiados/as.
📄 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9925691058602976
Não perca! Uma oportunidade essencial para pensar criticamente o papel da antropologia frente aos desafios do nosso tempo.