Mestrado em Sociologia

Sobre o curso

Criado em 2003, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia ― PPGS, é vinculado ao Instituto de Ciências Sociais ― ICS, e tem como missões contribuir para a institucionalização das Ciências Sociais no Nordeste do Brasil, através da pesquisa, formação de pesquisadores e ampliação do diálogo com a sociedade, particularmente alagoana e nordestina,  por meio de projetos de extensão. Apoiamos o contínuo aperfeiçoamento do ensino de Sociologia no ensino médio em Alagoas.

O curso é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, com conceito 4 (quatro), em escala que vai de 1 (um) a 7 (sete).

O corpo docente do PPGS desenvolve e orienta pesquisas, além de liderar grupos, laboratórios e integrar redes de pesquisas em torno da área de concentração SOCIEDADE, CONFLITOS E DESENVOLVIMENTO. Ele é composto por 10 (dez) professores permanentes e (4) quatro colaboradores distribuídos em duas linhas, a saber: a) Corpo, Cultura e Conhecimento e  b) Conflitos, Poder e Meio Ambiente.

Saiba mais

Ficha Técnica

Modalidade Presencial
Titulação MESTRE EM SOCIOLOGIA
Área Ciências Humanas
Categoria Acadêmico
Nível Mestrado

Informes

Ver todos
Carta do ICS sobre o maior desastre ambiental urbano em curso no mundo, provocado pela Braskem
Ler mais
AULA INAUGURAL DO SEMESTRE 2021.1
Ler mais
PPGS realiza palestra remota "Desafiando a cidade: O sarau como espaço de autonomia da juventude negra"
Ler mais

Seleções

Ver todas
RESULTADO DA SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL e DOMÍNIO CONEXO 2026.2

EDITAL N° 01/2026-PROPEP-CPG/UFAL/PPGS ALUNO ESPECIAL E DOMÍNIO CONEXO 2026.2

RESULTADO DA SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL e DOMÍNIO CONEXO 2026.1

Próximas Defesas e Qualificações

Tema: OS EXPULSOS DOS CANAVIAIS: TRAJETÓRIAS LABORAIS E AS ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA DE EX-TRABALHADORES MANUAIS DA CANA NA INFORMALIDADE URBANA EM ALAGOAS

| INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS

Tema: A mediação das políticas educacionais “Programa Escola 10” e “Programa Escola das Adolescências” na construção do sentido da escolarização: um estudo em escolas públicas do sertão alagoano

| INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS - Sala Tânia Nobre

Tema: Protesto negro e disputa simbólica: performances imagéticas no dia da consciência negra no rio de janeiro (2014 – 2024)

| INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS/PPGS LINK:
Ver agenda completa de defesas

Datas Importantes

Início da Matrícula
2026.2
Início do Período Letivo
2026.2
Fim da Matrícula
2026.2
Fim do Período Letivo
2026.2
Contribuidores
Adson Amorim