Plano de Atualização e Manutenção do Acervo

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PLANO DE MANUTENÇÃO DO ACERVO (1).pdf
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                    UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFAL
BIBLIOTECA CENTRAL DA UFAL

PLANO DE ATUALIZAÇÃO E MANUTENÇÃO DO ACERVO

1. POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES

A Política de Desenvolvimento de Coleções é um instrumento importante para
desencadear o processo de formação e crescimento de coleções (WEITZEL, 2006).
Assim, a política de desenvolvimento de coleções do Sistema de Bibliotecas da
Universidade Federal de Alagoas SIBI/UFAL tem como finalidade servir de
instrumento norteador para racionalizar e otimizar recursos financeiros, humanos,
equipamentos e espaço físico das bibliotecas, implementando diretrizes necessárias
para o desenvolvimento e atualização de coleções do Sistema de Bibliotecas.
O SIBI/UFAL é tecnicamente responsável pelo provimento de informações
necessárias ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da
Universidade.
O Sistema de Bibliotecas da UFAL é integrado pela Biblioteca Central,
Biblioteca do Campus Arapiraca, Campus Sertão, Bibliotecas dos Pólos e
Bibliotecas Setoriais.

1.1 OBJETIVO GERAL

Viabilizar o desenvolvimento de coleções em consonância com a finalidade
da Instituição, dentro dos limites dos recursos financeiros disponíveis, mediante um
processo contínuo e consistente de formação equilibrada das diversas áreas do
conhecimento que dão suporte aos programas de ensino, pesquisa e extensão.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Estabelecer diretrizes e normas para seleção e aquisição de materiais
bibliográficos e especiais que compõem os acervos das bibliotecas
integrantes do SIBI/UFAL;



disciplinar o processo de seleção, tanto em quantidade como em qualidade,
de acordo com as necessidades de cada curso;



direcionar o uso racional dos recursos financeiros;



estabelecer formas de intercâmbio de publicações;



fixar critérios para desbaste e descarte de materiais;



traçar diretrizes para a avaliação da coleção;



formalizar a Comissão Permanente de Seleção de Desenvolvimento de
Coleções.

2. FORMACÃO DO ACERVO

Deverão ser adquiridos materiais que sirvam de apoio informacional às
atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo estes bibliográficos e ou
especiais.

O ACERVO SERÁ DIVIDIDO EM TRÊS NÍVEIS:

Geral ou básico: materiais de consulta que forneçam suporte aos programas das
disciplinas de formação básica e complementar dos cursos. Nessa coleção estão
inseridos enciclopédias, dicionários gerais e especializados, manuais, guias,
periódicos técnicos, índices, relatórios, etc.

Nível de ensino ou graduação: materiais que dêem suporte ao processo de ensino/
aprendizagem das disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação. Nessa
coleção estão inseridos livros e/ou materiais especiais de acordo com o projeto
pedagógico dos cursos.

Nível de pesquisa: materiais com nível de profundidade capaz de apoiar os
programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação e
pós-graduação. Nessa coleção estão inseridos trabalhos de conclusão de cursos
(TCC), monografias, dissertações, teses, disponíveis em formato digital no RIUFAL
(Repositório Institucional) e/ou em formato impresso.

3. MANUTENÇÃO DO ACERVO
ATIVIDADES RELACIONADAS AO DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES:

3.1 Seleção

Consiste na escolha dos materiais (bibliográficos e especiais) que farão parte
da coleção, mediante determinados critérios pré-estabelecidos.

Critérios de seleção:


adequação ao currículo;



qualidade do conteúdo;



autoridade do autor/editor;



demanda;



atualidade;



quantidade;



idioma acessível;



número de usuários real e potencial;



condições físicas do material;



conveniência do formato.

Seleção qualitativa:

É fundamental que o corpo docente atualize, periodicamente, as bibliografias básica
e complementar.

Seleção quantitativa:



Livros: serão adquiridos, de acordo com Instrumento de Avaliações de Curso
do MEC. Considerando também, a quantidade de vagas e disciplinas por
curso e o orçamento disponível.



Livros em língua estrangeira: serão adquiridos apenas 2 (dois) exemplares,
exceto quando uma quantidade maior for justificada.



Livros eletrônicos: serão adquiridos para atender principalmente as demandas
dos cursos da Educação a Distância (EaD).



Coleção de Referência: as obras de referência deverão ser, freqüentemente,
atualizadas.



Periódicos: a assinatura de títulos será

efetuada

de acordo com as

sugestões encaminhadas, adequando-se à dotação orçamentária disponível,
respeitando-se os critérios de seleção mencionados anteriormente;
 a assinatura regular de jornais informativos nacional e local, e de
revistas informativa será atendida conforme orçamento disponível;
 serão efetuadas, apenas, assinaturas de periódicos não constantes no
portal de periódicos Capes.


Trabalho

de

Conclusão

de

Curso

de

Graduação,

Monografias

de

Especialização, Dissertações e Teses, serão recebidas em formato eletrônico,
pela Coordenação do RIUFAL, conforme resolução do CONSUNI-UFAL, nº
45/2016.


Reposição de material: as obras extraviadas ou danificadas serão repostas
nos seguintes casos:
 demanda do título específico;
 importância do título;
 número de exemplares existentes.



Prioridade de aquisição: obras que façam parte das listas bibliográficas
básicas das disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação,
observando a seguinte ordem:
 cursos em fase de implantação e/ou reconhecimento e protocolo de
compromisso;
 atualização das obras;
 reposição de obras desaparecidas ou danificadas;

3.2 Compras

As aquisições no âmbito das Instituições Públicas Federais seguem
modalidades permitidas pela legislação vigente. As verbas destinadas à aquisição
de materiais bibliográficos para suprir as necessidades dos cursos na UFAL,
previstas no orçamento da Universidade, serão distribuídas prioritariamente, para os
cursos de graduação de acordo com critérios pré-estabelecidos:


Cursos de graduação em Processos de Protocolo de Compromisso;



Cursos de graduação recém criados;



Cursos de graduação em processo de reconhecimento;



Cursos de graduação em processo de renovação de reconhecimento;



Bibliografia básica e complementar dos cursos de graduação.

Em caso de insuficiência de recursos orçamentários, a compra de material
bibliográfico para a pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), deverá
ser custeada pelo próprio curso, como também a definição de seus critérios e
prioridades deverão ser atribuições dos coordenadores dos mesmos.
As solicitações de compra deverão ser realizadas através do site do
SIBI/UFAL, pelos coordenadores dos cursos, de acordo com critérios préestabelecidos, onde deverão especificar se o material consta na bibliografia básica
ou complementar das disciplinas.
O processo de aquisição será realizado anualmente, seguindo um
planejamento do SIBI/UFAL com a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e a

Procuradoria Educacional Institucional (PEI) e a Pró-reitoria de Gestão Institucional
(PROGINST).

3.3 Doações

Serão aplicados os mesmos critérios de seleção.
As Bibliotecas que compõem o SIBI/UFAL poderão recusar doações que não
atendem aos critérios já estabelecidos de seleção, para incorporação ao acervo,
bem como doações com restrições de exigência de local especial e uso restrito.
As obras doadas que não forem de interesse da biblioteca podem ser doadas
ou permutadas com outras instituições.

3.4 Intercâmbio

Será efetuado com publicações da UFAL, materiais recebidos por doação em
quantidade desnecessária ou cujo conteúdo não seja de interesse da comunidade
universitária.

3.5 Desbastes

Processo de retirada do acervo de títulos não utilizados, visando manter a
qualidade do acervo e melhorar o espaço físico. O desbaste poderá ser parcial
(remanejamento) ou total (descarte).

3.6 Remanejamento

Todos os títulos não utilizados nos últimos 5 (cinco) anos: ficará apenas
(um) exemplar de cada, sendo os demais retirados das estantes.

3.7 Descartes


Títulos remanejados e não consultados nos últimos 2 (dois) anos;



Obras de línguas inacessíveis;



Obras em condições físicas irrecuperáveis;

1



Obras desatualizadas, com exceção de algumas áreas às quais isso não se
aplica.

3.8 Avaliação da coleção

A Biblioteca deverá realizar a avaliação do seu acervo sempre que
necessário, sendo empregados métodos quantitativos e qualitativos, cujos
resultados serão comparados e analisados, assegurando o alcance dos objetivos da
avaliação da coleção.

Revisões e alterações da Política de Desenvolvimento de Coleções: sugerimos que,
a cada 2 (dois) anos, a política de desenvolvimento de coleções seja revisada pela
Comissão, visando a garantia da sua adequação à comunidade universitária, aos
objetivos da Biblioteca e aos da própria Instituição.

Maceió, 2018