Docentes

Alice Anabuki Plancherel

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), mestrado (1993) e doutorado (2001) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada 3 da Universidade Federal de Alalgoas. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria social clássica e Sociologia do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: alagoas, intelectuais, canavieiros assalariados na agroindústria açucareira, mercado de trabalho formal e informal, precarização e flexibilização laboral. (Texto informado pelo autor)

Amaro Xavier Braga Junior

Amaro Xavier Braga Junior

É Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais (UFPE), Especialista em Ensino de História das Artes e das Religiões (UFRPE), Especialista em Artes Visuais (SENAC), Especialização em Gestão de Educação à Distância (UCB/Escola do Exército) e Mestre e Doutor em Sociologia (UFPE). Mestre em Antropologia Social (PPGAS - UFAL). Atualmente é Professor Associado no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, atuando ainda como Vice-diretor do ICS e Coordenador do PIBID de Sociologia. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase na Sociologia das Materialidades e na Antropologia dos Objetos e atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Sociologia, Histórias em Quadrinhos, Cultura Pop e Educação; Comportamento e Sociedade; Artesanato e Religião Comparada. (Texto informado pelo autor)

Andrea Moreira Gonçalves de Albuquerque

Andrea Moreira Gonçalves de Albuquerque

Doutora em Ciências da Linguagem, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica Pernambuco (PPGCL-Unicap), com Doutorado Sanduíche, financiado com Bolsa Capes, e realizado entre novembro de 2019 e setembro de 2020 no Instituto Universitário Sophia, vinculado à Universidade de Perúgia, na Itália. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco em 2004, com bolsa Capes. Professora do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Curso de Ciências Sociais. Admitida na Ufal em 15 de Agosto de 2011. Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1984), com mais de 30 anos de experiência docente (nas universidades Federal de Pernambuco, Federal da Paraíba, Católica de Pernambuco) e o mesmo tempo de exercício profissional do Jornalismo, tendo atuado na Rede Globo de Televisão, no Jornal do Commercio, na TV Viva, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Recife, da Fundação Joaquim Nabuco, do Metrô do Recife e do Instituto Ação Empresarial pela Cidadania. Em Alagoas, elaborou o Plano de Comunicação Social do Tribunal de Contas (TC) do Estado de Alagoas, do qual foi Consultora Ad Hoc, após vencer certame licitatório; ministrou o Curso de Atualização para Jornalistas do Instituto Zumbi dos Palmares. Também em Alagoas, atuou na Chefia de Reportagem e Editoria da TV Gazeta. (Texto informado pelo autor)

Arim Soares do Bem

É Dr. Phil. pela Freie Universitaet Berlin - RFA (1997) e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo - USP (1988). Fez Pós-Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2013-2014). É Professor Associado IV e foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (2006-2008), bem como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do mesmo Instituto (2007-2010). É docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da UFAL. É pesquisador do desenvolvimento do turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Impactos e inovações sociais, culturais, ambientais e jurídicas do turismo; turismo e desenvolvimento sustentável; internacionalização do turismo no Nordeste e em Alagoas; Desenvolve estudos no campo da Teoria Social, Ideologia, Teoria do Reconhecimento, Metodologia e Epistemologia das Ciências Sociais, autoritarismo, ideologia, violência e criminalidade, Movimentos Sociais, Racismo e Migração Internacional.

Bruno César Cavalcanti

Bruno César Cavalcanti

É bacharel e licenciado em Ciências Sociais (1983), especialista (1986), mestre (1997) em Antropologia (todos pela universidade Federal de Pernambuco - UFPE) e doutorando em Etnologia e Antropologia Social pela EHESS. Professor e pesquisador efetivo de Antropologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas, é membro co-fundador do Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC/ICS/UFAL). Entre os seus temas de interesses estão os eventos festivos de massa, os usos e as representações sociais de psicoativos, as culturas populares,a antropologia do consumo de bens, a antropologia das cidades e os processos de patrimonialização cultural. Atuou em projetos do Sistema SEBRAE em cooperação técnica da Universidade Federal de Alagoas nas interrelações entre economia e cultura. É co-autor das pesquisas e dos textos que resultaram em trabalhos publicados como "Caderno de Instruções do Bordado Filé" (2016), "Indicações Geográficas Brasileiras - artesanato" (2016), "Iconografia Alagoana" (2011) e " Mapeamento Cultural. Cidades Históricas de Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas: caminhos turísticos de Alagoas" (2009); e autor de artigos acadêmicos e de matérias para revistas e jornais abordando, entre outros, temas como cultura e mercado, cultura popular e artesanato, carnaval, bumba-meu-boi, maracatu e o bordado filé. Organizou e co-organizou livros e coordenou, de 2011 a 20015, o "Mugunzá Cultural", programação mensal de atividades de extensão da Universidade Federal de Alagoas que consistiu na série de conferências abertas ao público em torno das culturas populares de Alagoas, no Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore. (Texto informado pelo autor)

Claudia Mura

Claudia Mura

Professora Associada da Universidade Federal de Alagoas. Possui graduação em Letras Modernas (departamento Demo-Etno-Antropológico) pela Universidade La Sapienza de Roma - Itália (2002), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Antropologia Social pelo Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Etnologia Indígena, Antropologia dos Rituais e Antropologia do Conhecimento. É líder do Grupo de Pesquisa em Memória, Identidade e Território (GPMIT)/PPGAS/UFAL e integra o Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento (LACED)/PPGAS/Museu Nacional/UFRJ. Desenvolve pesquisa nas seguintes temáticas: relações interetnicas, processos políticos-rituais, colonialismo e tradições de conhecimento.

Débora Allebrandt

Débora Allebrandt

Professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas, possui graduação em Ciências Sociais (2005) e mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É doutora em Antropologia pela Université de Montréal (2013) e realizou estágio de pós-doutorado junto ao PPGAS -UFRGS entre 2013-2015. Tem desenvolvido trabalhos que convergem entre parentesco e ciência, como a busca das origens biogenéticas de adotados e filhos de doadores de gametas. Sua atuação se estende aos seguintes temas: estudos sociais da ciência, direitos humanos, políticas públicas, direitos sexuais e reprodutivos, antropologia e ética. É membro da Comissão de Direitos Humanos da Associação Brasileira de Antropologia(ABA).Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos das Ciências e das Tecnologias(ESOCITE;BR) 2021-2023.

Elder Patrick Maia Alves

Elder Patrick Maia Alves

Possui graduação em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia (2002), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2004), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2009) e pós-doutorado em sociologia (2013) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Atualmente é professor Associado IV do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFAL). Pesquisador bolsista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no âmbito do projeto Transformação digital do Estado e da Sociedade. Membro da Rede de Pesquisa do Mercado Audiovisual do Nordeste. Ex-Diretor da Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL) e ex-Secretário de Educação do Município de Maceió. Tem experiência na área de economia criativa, políticas culturais, políticas educacionais, gestão de políticas públicas e desigualdades sociais e desigualdades sociodigitais. Em 2020, publicou o livro Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), primeiro ebook oficialmente lançado pela instituição; em 2021 publicou o Primeiro Painel de Indicadores Educacionais do Município de Maceió; em 2022 publicou o livro UFAL na Luta pela Vida; e, em 2023, publicou o livro Economia criativa do audiovisual em Alagoas no pós-pandemia: desafios, perspectivas e oportunidades. Líder do Grupo de Pesquisa Observatório da Economia Criativa do Estado de Alagoas (OBEC-AL) e Coordenador do grupo de estudos sobre as desigualdades educacionais no estado de Alagoas. Coordenador do projeto de extensão Tô no Corre: Cidadania, Trabalho e Inclusão social, projeto interinstitucional realizado em parceria com o Ministério da Educação (,MEC), a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude do Estado de Alagoas (SELAJ) e o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE-AL). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UFAL).

Emerson Oliveira do Nascimento

Professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Desenvolve pesquisas na área de ciência política, criminologia e segurança pública, atuando principalmente nos seguintes temas: formulação, avaliação e monitoramento de políticas públicas de segurança; violência e direitos humanos; vitimização e dinâmicas do espaço urbano; sistema de controle penal, estudos criminológicos e práticas de criminalização. É vice-líder do Núcleo de Estudos da Violência em Alagoas.

Fernando de Jesus Rodrigues

Fernando de Jesus Rodrigues

Professor do Instituto de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS/UFAL). Integrante do INCT-INViPS (Violência, Poder e Segurança Pública), Coordena o GRUPPAES (Grupo de Pesquisa Periferias, Afetos e Economias das Simbolizações), Visiting Fellow no Latin American and Caribbean Centre da London School of Economics (2018-2020). Mestre e Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília. Desenvolvo e oriento pesquisas que tratam de dinâmicas econômicas, políticas e estéticas urbanas. As pesquisas em andamento abordam: a) mercados legais, informais e ilegais inter-regionais e as dinâmicas de mobilidade que lhes dão forma, b) expansão das facções c) movimentos prisionais e produção da sobrevivência no cárcere, d) estética periférica d) lógicas de produção de violências e homicídios. Coordena também projetos de extensão com proposta de educação popular e digital.

Gabriel Augusto Miranda Setti

Gabriel Augusto Miranda Setti

O Professor Pós-Doutor Gabriel Setti possui três Graduações na Universidade Federal de Uberlândia, sendo elas de Bachaelado em Filosofia, Bacharelado em Ciências Sociais e Licenciatura Plena em Filosofia. Seu Mestrado em Ciência Política foi na Universidade de Brasília (2006) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília, no então CENTRO DE ESTUDOS COMPARADOS DAS AMÉRICAS - CEPPAC/UnB,(2011). Atualmente é professor ASSOCIADO 3 da Universidade Federal de Alagoas, sendo lotado no Instituto de Ciências Sociais - ICS/UFAL.Tem experiência na áreas de Ciência Política, Filosofia Política, Teoria Política Clássica, História da Filosofia, História da Filosofia Política, Filosofia Política, Ética, Lógica, Gestão e Políticas Públicas, Reforma do Estado, Reforma da Gestão Pública e demais temas relacionados ao Estado brasileiro, Meio ambiente e demais áreas adjacentes. Professor Gabriel Setti também tem um livro publicado na área de Gestão Pública comparada (Brasil e Argentina). É Líder do GRUPO DE PESQUISA Cidadania e Políticas Públicas, da UFAL e teve uma passagem rápida pelo Mestrado em Sociologia (PPGS/UFAL). Trabalhou em Instituições importantes como o SENADO FEDERAL e Secretarias de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente no Distrito Federal. Também já lecionou em várias Universidades Públicas e Privadas de todo o Brasil, em cidades como Macapá, Recife, Rio de Janeiro, Brasília, Uberlândia, Palmas, Rio Branco, Porto Alegre e outras cidades, sendo especialista em Ead, é um grande utilizador da mesma.

Gabriel Omar Alvarez

Gabriel Omar Alvarez

Possui graduação em Antropología - Universidad Nacional de La Plata (1991), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em Antropologia pela Universidade de Brasília (2000). Fez parte de Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás. Na atualidade professor associado da Universidade Federal de Alagoas, participa do PPGAS/ICS/UFAL. Tem experiência na área de Antropologia, focado em antropologia política atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia visual, etnologia indígena, antropologia e etnografia, rituais e performancers.

João Batista de Menezes Bittencourt

João Batista de Menezes Bittencourt

Professor Associado II vinculado ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal da Alagoas (UFAL). Atua no curso de graduação em Ciências Sociais e nos Programas de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia Social da Universidade Federal de Alagoas. Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011). É líder do grupo de pesquisa LABJUVE - Laboratório das Juventudes e membro fundador da REAJ - Rede de estudos e pesquisas sobre ações e experiências juvenis. É coordenador da Rede Punk Scholars Network Brasil e autor do livro "Sóbrios, firmes e convictos: uma etnocartografia dos straightedges em São Paulo (Annablume, 2015).Tem experiência nas área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia e Antropologia da Juventude, Sociologia e Antropologia Urbana e Sociologia e Antropologia do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: Culturas Juvenis, Cenas musicais, Sociabilidades em contexto de festa e lazer, Corpo, emoções e políticas de subjetividade, Dinâmicas da masculinidade. (Texto informado pelo autor)

João Vicente R. B. da Costa Lima

João Vicente R. B. da Costa Lima

Possui graduação (1992) e Mestrado (1995) em Sociologia pela Universidade de Brasília e doutorado em SOCIOLOGIA pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é Professor Titular de Sociologia da Universidade Federal de Alagoas. Pesquisa na confluência entre a Sociologia Ambiental, Sociologia Econômica, Sociologia do Desenvolvimento (humano e sustentável) e a Sociologia da Ciência e da Inovação. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (PPGCS/UFSM) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (PPGS/UFAL). É Diretor Científico, de Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). (Texto informado pelo autor)

José Alexandre da Silva Júnior

José Alexandre da Silva Júnior

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (2005), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professor associado I na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Ciência Política com ênfase nos seguintes temas: análise e avaliação de políticas públicas, metodologia quantitativa, reeleição, Câmara dos Deputados e disciplina partidária. Encontra-se cedido ao Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) na função de assessor técnico especialista em monitoramento e avaliação de políticas do Ministério. (Texto informado pelo autor)

Joyce Miranda Leão Martins

Joyce Miranda Leão Martins

Professora de Ciência Política no Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de doutorado na Universidad Complutense de Madrid (UCM). Tem pós-doutorado em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde atuou como bolsista Fapesp. É mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e bacharela em Ciências Sociais pela mesma instituição. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP), da PUC/SP, e ao Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Midiáticas (NIP-COM), da Universidade Autônoma de Lisboa (UAL). Líder do Iaras - Núcleo de estudos de gênero. Atua, principalmente, nos seguintes temas: estratégias discursivas do poder, campanhas eleitorais, representação política, gênero, neoconservadorismo e crise das democracias. Autora do livro O Novo Jogo Eleitoral Brasileiro: PT e PSDB na democracia de público; e das obras literárias A tatuagem (Prêmio Barco a Vapor 2022) e Contos de uma história só. (Texto informado pelo autor)

Júlio Cezar Gaudencio da Silva

Júlio Cezar Gaudencio da Silva

Professor Associado II da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Doutor (2012) e Mestre (2007) em Ciência Política. Bacharel em Ciências Sociais e Licenciado em Sociologia. Foi Coordenador de Monitoria, Coordenador e Vice-Coordenador do curso de Ciências Sociais - Licenciatura da UFAL. Também atuou como Coordenador de tutoria e professor junto ao curso de Ciências Sociais (Licenciatura) à Distância também da UFAL. Foi Diretor do Instituto de Ciências Sociais e tem experiência na área de Ciência Política, Formação de Professores, Políticas Educacionais, Juventudes e Contextos Escolares. É Líder do grupo de pesquisa XINGÓ - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais. Coordenou o subprojeto de Ciências Sociais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2016 à 2022 e vem desenvolvendo pesquisas e trabalhos na área de Ensino de Sociologia/Ciências Sociais, Juventudes e Educação, bem como Formação de Professores. É membro do Grupo Interdisciplinar de Formação de Professores e Pesquisa (GIFOP) e do Laboratório de Juventudes (Labjuve). (Texto informado pelo autor)

Luciana da Conceição Farias Santana

Luciana da Conceição Farias Santana

Luciana Santana é Professora de Ciência Política (UFAL) e Docente no PPGCP-UFPI. É graduada em História (UniBH), Mestre e Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou estância de doutorado Sanduíche/Capes-DGU na Universidade de Salamanca (USAL/Espanha). É Diretora do Instituto de Ciências Sociais da UFAL (2022-2026). É Secretária Executiva da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), foi Diretora (e vice-diretora) da Regional Nordeste da ABCP. Participou da Comissão de relações regionais da ANPOCS (2021/2022). É coordenadora na Rede Análise Covid-19 e membro da coordenação da Rede Solidária de Pesquisa. Integra também a Red Politólogas, o PRILA/UFMG e Observatório das eleições do INCT - Instituto da Democracia). Participa do Comitê Executivo da RBMC. Faz parte do GT do MEC sobre Permanência materna no ensino superior. É colunista no Blog Legis Ativo /Estadão, no Latinoamerica 21 e na Rádio Nova Brasil FM/Maceió. Integra, desde 2004, a equipe de pesquisadores do Centro de Estudos Legislativos (CEL/DCP/ UFMG), com participação ativa em vários de seus projetos com parcerias nacionais e internacionais. É líder do grupo de pesquisa: Instituições, Governos, Comportamento político e Democracia, onde coordena o projeto "Governos estaduais e ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 . Foi coordenadora do Curso Ciências Sociais modalidade EAD (UFAL) e do coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UFAL) (2015/2022). Em 2009 foi contemplada com o Stein Rokkan Award concedido pelo IPSA/AISP. Os principais temas de pesquisas acadêmicas são: Instituições políticas, Governos, Eleições e Políticas públicas. (Texto informado pelo autor)

Marina Félix de Melo

Marina Félix de Melo

É professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas, tendo sido vice-diretora do ICS UFAL (2018-2021; 2015-2016), vice coordenadora do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (2015-2016) e do curso de licenciatura em Ciências Sociais (2014-2015). Pós doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Política da Universidade Federal de Santa Catarina com a pesquisa "Produções acadêmicas e científicas no campo profissional da sociologia". Doutora em Sociologia pelo PPGS da Universidade Federal de Pernambuco, em co-tutela com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Portugal. Desenvolveu tese de doutorado sobre a Profissionalização nas Organizações Não-Governamentais e dissertação de mestrado (2009) sobre a Missão das ONGs. Sua graduação é em Ciências Sociais (2006), com tema de pesquisa também focado no Terceiro Setor. Atualmente, dedica-se à produção de estudos acerca do campo das metodologias científicas e dos métodos e técnicas de pesquisa em sociologia, bem como a aspectos relacionados à produção intelectual, coordenando o grupo de pesquisa do CNPq ?Produção Acadêmica, Científica e Tecnológica?. (Texto informado pelo autor)

Nádia Elisa Meinerz

Nádia Elisa Meinerz

Sou graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), mestre (2005) e doutora (2011) em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente estou professora associada do Instituto de Ciências Sociais na Universidade Federal de Alagoas. Atuo no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e na liderança do Mandacaru - Núcleo de Pesquisas em Gênero, Saúde e Direitos Humanos. Desenvolvo projetos de pesquisa, extensão e ensino articulando as problemáticas de gênero, sexualidade e deficiência. Sou mãe da Joana e do Manuel. (Texto informado pelo autor)

Paolo Totaro

Paolo Totaro

É Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)/RS e pós-doutor pela UNISALENTO (Itália) através do Programa de Pós-doutorado no Exterior financiado pela Capes. Atualmente é Professor Adjunto e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia - Instituto de Ciências Sociais (ICS), Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Foi pesquisador pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNISINOS para o desenvolvimento do projeto "Laboratório de políticas culturais e ambientais no Brasil: gestão e inovação", financiado pela CAPES/FAPERGS. Professor titular de Matemática Aplicada pelo Ministero Istruzione Università e Ricerca (MIUR) da Itália (1984-2004). Atua principalmente nas áreas seguintes: sistemas autopoiéticos, estudos críticos sobre os algoritmos, cultura do consumidor, epistemologia e metodologia quantitativa das ciências sociais. (Texto informado pelo autor)

Rafael de Oliveira Rodrigues

Rafael de Oliveira Rodrigues

Professor Adjunto III do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Editor gerente da Revista Mundaú. Doutor em Antropologia pelo programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAS/UFSC). Bolsista pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES) na Sapienza Università di Roma. Mestre em Antropologia Social pelo mesmo Programa de Pós-Graduação (PPGAS/UFSC). Cientista Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem desenvolvido pesquisa e orientado trabalhos nas temáticas da antropologia das sociedades contemporâneas, dinâmicas urbanas, patrimônio cultural, memória e museologia social. Coordena o Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC/ICS/UFAL). Contatos: rafaelorodrigues@gmail.com e rafael.rodrigues@ics.ufal.br (Texto informado pelo autor)

Ranulfo Paranhos dos Santos Filho

Ranulfo Paranhos dos Santos Filho

Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (DCP/UFPE), com graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal da Alagoas (UFAL). Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (ICS/UFAL) e Professor do Mestrado Profissional em Políticas Públicas (MPPp/UFPE). Desenvolve pesquisa na área de Estudos Legislativos, Partidos Políticos, Eleições, Judicialização, Improbidade Administrativa e Corrupção. Tem experiência profissional em elaboração de diagnósticos de assentamentos rurais (INCRA/2004), Consultoria Política Parlamentar e Elaboração de Projetos de Lei para gabinete parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE), além de consultoria em Pesquisa de Opinião e Eleições. (Texto informado pelo autor)

Siloé Soares de Amorim

Siloé Soares de Amorim

Possui graduação em Antropologia Social pela Escola Nacional de Antropologia e História (1996), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é docente da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia indígena, antropologia, imagem e comunicação, antropologia do audiovisual, antropologia social, Antropologia da Saúde. É Conselheiro do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi) Alagoas/Sergipe e Vice coordenador do AVAL - Antropologia Visual de Alagoas. Ensina no Curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. (Texto informado pelo autor)

Sílvia Aguiar Carneiro Martins

Sílvia Aguiar Carneiro Martins

Possuo graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), Ph.D. em Antropologia - University of Manitoba (2003) e Pós-Doutorado pela University of Manchester em 2020 no Granada Centre for Visual Anthropology.-GCVA. Sou professora Titular em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social-PPGAS do Instituto de Ciências Sociais-ICS pela Universidade Federal de Alagoas, Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório Antropologia Visual em Alagoas/AVAL e Vice-Líder do Coletivo Religião e Cura-CuraRe. Tenho experiência na área de Antropologia Social, com ênfase em Antropologia Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia audiovisual, antropologia e religião, antropologia do corpo e da medicina, populações indígenas, xamanismo indígena e neoxamanismo (usos ritualísticos de ayahuasca, internacionalização da ayahuasca em Alagoas). Mais recentemente, produzi filme etnográfico sobre a presença do Budismo tibetano no Brasil através da presença da monja britânica Ani Zamba Chözom ( https://youtu.be/xsVtGBsQaf0 ). Atualmente realizo etnografia digital e desenvolvo projeto de extensão no campo do cinema indígena em Alagoas (Texto informado pelo autor)

Weldell Ficher Teixeira Assis

Lattes:
Welkson Pires da Silva

Welkson Pires da Silva

Possui Graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Tem experiência nas seguintes áreas: Teoria Sociológica, Teoria da Comunicação, Sociologia da Comunicação e Ensino de Ciências Sociais. É Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas, atuando também como professor permanente no Mestrado em Sociologia do Programa de Pós-Graduação em Sociologia dessa mesma instituição de ensino. (Texto informado pelo autor)