Sobre Sílvia Aguiar Carneiro Martins

Possuo graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1984), Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1994), Ph.D. em Antropologia - University of Manitoba (2003) e Pós-Doutorado pela University of Manchester em 2020 no Granada Centre for Visual Anthropology.-GCVA. Sou professora Titular em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social-PPGAS do Instituto de Ciências Sociais-ICS pela Universidade Federal de Alagoas, Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório Antropologia Visual em Alagoas/AVAL e Vice-Líder do Coletivo Religião e Cura-CuraRe. Tenho experiência na área de Antropologia Social, com ênfase em Antropologia Audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia audiovisual, antropologia e religião, antropologia do corpo e da medicina, populações indígenas, xamanismo indígena e neoxamanismo (usos ritualísticos de ayahuasca, internacionalização da ayahuasca em Alagoas). Mais recentemente, produzi filme etnográfico sobre a presença do Budismo tibetano no Brasil através da presença da monja britânica Ani Zamba Chözom ( https://youtu.be/xsVtGBsQaf0 ). Atualmente realizo etnografia digital e desenvolvo projeto de extensão no campo do cinema indígena em Alagoas (Texto informado pelo autor)