João Batista de Menezes Bittencourt

Professor Associado I vinculado ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal da Alagoas (UFAL). Atua no curso de graduação em Ciências Sociais e nos Programas de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia Social da Universidade Federal de Alagoas. Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2011). É líder do grupo de pesquisa LABJUVE - Laboratório das Juventudes e membro fundador da REAJ - Rede de estudos e pesquisas sobre ações e experiências juvenis. É coordenador da Rede Punk Scholars Network Brasil e autor do livro "Sóbrios, firmes e convictos: uma etnocartografia dos straightedges em São Paulo (Annablume, 2015).Tem experiência nas área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia e Antropologia da Juventude, Sociologia e Antropologia do Corpo e Sociologia e Antropologia Urbana. (Texto informado pelo autor)

Interesses de Pesquisa: Culturas Juvenis, Cenas musicais, Sociabilidades em contexto de festa e lazer, Corpo, emoções e políticas de subjetividade, Dinâmicas da masculinidade.

CV Lattes | Orcid

Contato: joao.bittencourt@ics.ufal.br