Atenção Estudantes Recém-Ingressos: Programa Jovens Talentos para a Ciência‏

15/03/2012 14h35 - Atualizado em 28/04/2022 às 07h45

A Capes e o CNPq apresentaram um programa de incentivo à iniciação científica chamado "Jovens Talentos para a Ciência". A iniciativa é destinada a estudantes de graduação, que ingressaram em 2012, de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico.

Seleção e inscrições

As primeiras bolsas do Programa Jovens Talentos serão implementadas já no mês de agosto deste ano. Para isso, os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação deverão se inscrever, por meio de formulário eletrônico, a serem disponibilizados pelas instituições no período de
13 a 23 de março.

Os alunos serão selecionados mediante prova de conhecimentos gerais, aplicada no dia 29 de abril de 2012. A nota do teste poderá ser utilizada ainda para futuras classificações no CsF. Os aprovados receberão bolsa no valor de R$ 360 pelo período de 12 meses.

Aproximação com a ciência
Os estudantes bolsistas deverão ter um desempenho exemplar e destacado, além da participação em ciclos de palestras, projetos de iniciação científica, contato com laboratórios, seminários etc. Nesta primeira seleção, serão alocadas 6.000 bolsas, distribuídas proporcionalmente ao número de estudantes inscritos em cada instituição.

O Formulário de Inscrição para o programa Jovens Talentos para a Ciência já está disponível na página principal da UFAL, na área de últimas notícias. Mas ele também pode ser acessado através do link:

O estudante acessa o formulário e preenche as informações lá contidas. Lembrando que somente os estudantes ingressantes na UFAL em 2012 podem participar do programa. As inscrições vão até o dia 23 de Março de 2012.