Linhas de pesquisa
ÁREA CONCENTRAÇÃO: SOCIEDADE, CONFLITOS E DESENVOLVIMENTO.
EDUCAÇÃO, JUVENTUDE E SOCIABILIDADES
A linha se propõe a investigar o universo da educação, do conhecimento e os fenômenos geracionais. Alinha-se às discussões produzidas na Sociologia da Educação, na sociologia do conhecimento, na sociologia da cultura e na sociologia da infância e da juventude. Com foco nos seguintes temas de pesquisa: políticas educacionais e tecnológicas; desigualdades educacionais e trajetórias escolares na infância e na juventude; ensino de sociologia e sua história; formação de professores de sociologia; entretenimento, consumo e sociabilidades; condições de vida de crianças e jovens no espaço urbano e rural; gerações, identidades e construção da diferença.
Integrantes: João Bittencourt; Cristiano Bodart; Elder Maia; João Vicente Barroso da Costa Lima; Arim Soares do Bem; Welkson Pires da Silva; Amaro Braga, Wilber Nascimento, Marina Saraiva.
CONFLITO, PODER E MEIO AMBIENTE.
A linha está focada no estudo dos fenômenos das conflitualidades, das violências e das relações de poder na contemporaneidade, sejam elas no interior da sociedade civil, do Estado, do mercado ou resultante de suas tensões. O tratamento teórico se baseia na Sociologia Política, Sociologia do Trabalho, Sociologia do Conflito, Sociologia Jurídica e Sociologia do Meio Ambiente. A ênfase se direciona às seguintes temáticas: Estado e sociedade; movimentos sociais; algoritmos, democracia e comunicação digital; criminalidade, violência e segurança pública; mercados ilícitos; sistema de justiça criminal; apropriação da natureza, neocolonialismo e capitalismo periférico; agronegócio, conflitos ambientais e fundiários; mundo do trabalho e suas transformações.
Integrantes: Wendell Ficher T. Assis; Fernando Rodrigues; Lúcio Vasconcelos de Verçosa; Rodolfo Lima, Paolo Totaro, James Washington Alves; Ada Rízia Barbosa; Camila Dellagnese Partes