Resultado da autovaliação 2017.1 e 2017.2
Resultados do ano 2017.
Autoavaliação geral 2017.pdf
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AUTOAVALIAÇÃO 2017
Os docentes que respoderam a autoavaliação são 63% do corpo docente
(incluindo docentes colaboradores e permanentes do curso). Os discentes que
responderam são 66% dos alunos que foram regularmente matriculados em 2017. Em
um programa exuto como o nosso, espera-se uma maior adesão à atividades de
autoavaliação como essa. Iremos acentuar a importância da participação nessas
atividades durante o próximo ano.
A avaliação das disciplinas demonstrou que a absoluta maioria dos docentes
apresentou a ementa da disciplina e cumpriu o cronograma de encontros. Tanto a
autoavaliação respondida pelos professores como a avaliação dos discentes apontam
para a pontualidade e assiduidade do corpo docente/discente.
Os discentes consideram ter tido um excelente aproveitamento das ferramentas
conceituais apreendidas nas disciplinas, mas apenas 62% dos alunos afirmam ter lido
todas as indicações bibliográficas antes de cada encontro. Quanto à indicação de
bibliografias em língua estrangeira, 79% dos alunos e alunas afirmam ter realizado com
sucesso a leitura prévia de bibliografias em língua estrangeira. Dados apontam que
58,51% dos discentes estão em formação em língua estrangeira. Cabe destacar que em
2016 esse número alcançava apenas 31,45% dos discentes. No entanto, a falta de
recursos financeiros para dedicar-se a intrumentalização da língua estrangeira ainda é
bastante citada entre os discentes.
As informações sobre orientação fornecidas pelos discentes afirmam que há
periodicidade dos encontros com os orientadores e que essas reuniões têm preparado
satisfatoriamente os discentes para a qualificação e defesa da dissertação.
Docentes e discentes estão de acordo quanto ao atendimento na secretaria, pela
coordenação do curso e comunicação institucional. Em todos esses itens avaliativos há
um índice de satisfação superior à 80%. A maioria dos discentes (77%) considera o
espaço destinado as salas de aula adequado. Já a infraestrutura para realização de
pesquisa e extensão é considerada insatisfatória para 60% do corpo docente. Esse dado
se reflete diretamente na dedicação dos docentes à extensão, por exemplo. Nesse ano,
60% dos docentes afirmam não estar se dedicando satisfatoriamente à extensão. Apesar
disso, 13,13% dos discentes afirmam estar engajados em atividades de extensão
promovidas pelo Instituto. De modo geral,
os docentes estão, em sua maioria,
satisfeitos em fazer parte do PPGAS. Entre os discentes o nível de satisfação é
semelhante.
Durante o ano de 2016 havíamos notado um grande interesse da comunidade
acadêmica nas atividades promovidas pelo PPGAS. No entanto, notamos que a
participação dos nossos discentes era pouco expressiva. Em 2017, nos relatórios de
acompanhamento semestral, a comissão de bolsas produziu uma análise acerca da
participação em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais de nosso corpo
discente. Na autoavaliação do ano 2017, mais uma vez, a maioria de nossos discentes
afirma participar das atividades extracurriculares promovidas pelo PPGAS.
No entanto, nossa a avaliação no semestre 2017.1 revelou a pequena
participação de nossos discentes, sobretudo nos eventos locais. Tomamos como
exemplo a realização do seminário avançado de escrita etnográfica. Esse foi um evento
projetado para engajar estudantes da graduação e atender às demandas e dificuldades
da escrita, sinalizados por nossos pós-graduandos. Realizamos no primeiro semestre
duas edições desse evento. Cada uma, ministrada por um professor diferente e
centradas sob um dos diferentes aspectos do fazer etnográfico.
O público total dos eventos foi de 83 pessoas e nossos estudantes foram 1,13%
desse público. Na totalidade de nossas atividades do primeiro semestre, nossos
estudantes representam apenas 15% do público e nossas atividades e atividades,
participando apenas de 22,72% de nossas atividades. Dito de outro modo, os estudantes
participaram em média, em menos de uma das atividades promovidas pelo programa
no primeiro semestre.
Com esse alarmante quadro, a comissão comunicou à comunidade do PPGAS
alertando para esse baixo aproveitamento. No semestre 2017.2 o índice de participação
dos discentes nas atividades promovidas pelo PPGAS continuou baixa. Apenas 22,5%
dos estudantes participaram das quatro atividades promovidas. No entanto, houve um
aumento significativo da participação de nossos discentes apresentando trabalhos em
congressos nacionais e internacionais. No segundo semestre, 45,45% dos nossos
estudantes apresentaram resultado de seus trabalhos em eventos nacionais e 18,18%
também o fizeram em eventos internacionais.
Orientação – Perspectiva Discente
Orientação – Perspectiva Docente
