Projetos de Pesquisa

Projetos em andamento registrados por linha de pesquisa e grupos pesquisa/CNPq coordenados por professores permanentes do PPGAS

 

Projetos da linha 1: Corpo, Interseccionalidade e Política

 

Projetos em andamento:

 

Título do projeto pesquisa: Desafios e estratégias de educação permanente na Saúde Materno-Infantil em Alagoas

 Descrição – O projeto enfoca os desafios e as estratégias da educação permanente para profissionais que atuam no campo da saúde materno-infantil em Alagoas. Ele tem como ponto de partida as avaliações feitas sobre a implementação da rede Cegonha no Brasil, que apontam para uma demanda por diálogos plurais sobre as melhorias na qualidade dos serviços e da integração entre a atenção primária e as maternidades. Nossa abordagem enfoca os diferentes componentes que integram essa política de saúde, e amplia a percepção sobre essa rede de cuidados contemplando a saúde reprodutiva e aprofundando a abordagem do puerpério e atenção integral à saúde da criança com uma atenção específica a amamentação e nutrição do binômio mãe-bebe, às experiências familiares de puerpério, e demandas pediátrica até os dois anos de idade. O objetivo é pesquisar desafios e potencialidades apontados por trabalhadores/as de saúde de Maceió/AL para a realização de uma prática interprofissional e humanizada na saúde materno-infantil e avaliar como evidências científicas, veiculadas por meio de podcasts podem contribuir para educação permanente em saúde. Essa meta geral se desdobra em quatro principais resultados: 1) Realização de um diagnóstico acerca das principais melhorias na assistência identificadas por profissionais de saúde que atuam no interior dessa rede de cuidados. 2) O mapeamento dos principais estudos (nos últimos 10 anos) nas áreas de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, saúde coletiva, sociologia, antropologia que dialoguem com o tema da saúde materno-infantil. Além de relacionar dados oriundos de diferentes abordagens metodológicas, esse cruzamento possibilitará aprofundamento de problemáticas locais. 3) O desenvolvimento de uma estratégia educação interprofissional que favoreça a difusão de evidências científicas atualizadas e a reflexão sobre ?boas práticas? a partir de experiências concretas relativas à atenção básica e ao atendimento hospitalar. Aqui se destaca a experimentação comunicacional da linguagem de podcast como suporte inovador para ações de educação interprofissional. 4) A realização de uma avaliação dessa estratégia comunicacional, a partir da divulgação dos podcasts junto aos profissionais de saúde e a comunidade em geral.

 

Título do projeto interinstitucional: Fabricação do parentesco e tecnologias de governo nas adoções tardias no Brasil

Descrição: O projeto de pesquisa objetiva analisar os modos pelos quais as tecnologias de governo voltadas às adoções domésticas e internacionais atuam como mediadoras na fabricação do parentesco nos casos de adoções tardias no Brasil. Como forma de contemplar esse objetivo geral, a pesquisa será organizada a partir de dois eixos analíticos. Um primeiro eixo dedicado à análise das políticas públicas voltadas às adoções no país, focando no papel dos profissionais que atuam nos grupos de apoio à adoção, nas ferramentas e programas de busca ativa e nas políticas de entrega voluntária de crianças para adoção. E um segundo eixo relativo aos desdobramentos e consequências de tais políticas públicas, a partir da análise das experiências de gerações de crianças e adolescentes que foram adotados e, hoje, conformam grupos de filhos adotivos, ensejando um movimento pela busca de origens. A problemática das adoções tardias tem colocado desafios às políticas públicas no Brasil. Diante da mudança de perfil das crianças cadastradas para adoção (crianças com mais idade), as autoridades públicas têm se engajado na promoção de uma nova mentalidade entre os adotantes incorporando discursos de sensibilização à causa da adoção tardia. Essas mudanças apontam para a necessidade de que as práticas e os discursos dos profissionais que atuam no campo das adoções também sigam novos protocolos no que se refere às questões de parentesco e parentalidade. Nesse cenário, delineamos as principais pistas do processo de fabricação do parentesco: temporalidade do parentesco, biografia e memória, funções e prescrições da parentalidade, fabricação de laços e o lugar dos parentes biológicos. Em termos metodológicos, o projeto tem como base a realização de pesquisa etnográfica envolvendo as cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Maceió. As atividades de campo estão organizadas em três eixos interdependentes: observação participante, análise de processos e documentos e entrevistas em profundidade.

 

Título da pesquisa: Retratos do Brasil com Deficiência

Descrição: É uma pesquisa que aproxima a antropologia das Artes e da Comunicação desenvolvendo uma metodologia co-criativa para retratos visuais e sonoros que coloquem a experiência da deficiência em primeiro plano nas representações sobre o Brasil. Ele tem como objetivo principal transformar relatos de vida de pessoas que convivem com diferentes deficiências e residem nas cinco regiões do país em obras artísticas e comunicacionais. Para tanto, foram selecionadas propostas de retratos constituídas por duplas criativas, nas quais pelo menos uma pessoa se identifica como deficiência, ou pessoa com deficiência. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o Ateliê Ambrosina de Maceió, que convidou, selecionou e acompanhou os trabalhos criativos até o lançamento na Galeria e no Podcast Retratos Defiças, disponível em www.retratosdeficas.com.

 

Título do projeto: Saúde, Família e Políticas Públicas: uma investigação da persistência do discurso sobre a relação entre pobreza e natalidade.

Descrição: Este projeto de pesquisa articula as questões mais diretamente ligadas às políticas de saúde, particularmente a saúde da família com o cenário mais amplo onde se reconfiguram ou se acentuam compreensões sobre os beneficiários de políticas públicas – seja no campo da saúde ou da assistência social. O foco está nos discursos veiculados pelos profissionais de saúde sobre quem são os usuários dos serviços e programas; a compreensão mais geral sobre quem são os pobres e suas formas de lidar com a reprodução, a sexualidade e a constituição de famílias. Por outro lado, os usuários dos serviços e programas serão também interlocutores na busca por compreender se e como esses significados circulam. Para garantir o foco nos temas aqui delineados, o lócus da investigação serão serviços de saúde estruturados com base na estratégia saúde da família, sobretudo as ações voltadas à saúde reprodutiva e ao planejamento reprodutivo. Espera-se que a dupla vinculação dos sujeitos a serem investigados – usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e beneficiários do Programa Bolsa Família – permita visualizar as interfaces que constituem as compreensões mais gerais acerca dos assim chamados pobres.

 

 

Título da pesquisa: Punks no Nordeste: reconstituindo as pistas sociológicas de uma cultura jovem urbana

Descrição: A presente pesquisa se propõe a refletir sobre o desenvolvimento de um estilo de vida surgido no Brasil no início dos anos 80, sendo apropriado especialmente por jovens das classes populares residentes de espacialidades periféricas. O projeto está vinculado a linha de pesquisa "Corpo, cultura e Conhecimento" por se tratar de uma pesquisa que tem por objetivo compreender os processos sociais responsáveis pelo desenvolvimento de uma cultura jovem urbana, bem como o desenvolvimento de um mercado de bens simbólicos relacionados a esse estilo de vida. O Punk se expressa como uma das primeiras culturas jovens urbanas globalizadas a ganhar forma em território brasileiro em um momento onde não existia trocas simbólicas mediadas pela rede mundial de computadores. São Paulo e Brasília são apontadas por alguns estudiosos das culturas jovens (ABRAMO,1996; ESSINGER, 1999; BIVAR,1982; COSTA, 2000) como as cidades que disseminaram os valores e a estética relacionados ao estilo de vida para o restante do país, uma vez que elas acolheram as primeiras manifestações da cultura punk. O que esses mesmos trabalhos não evidenciam é que paralelamente ao que acontecia no eixo Sudeste/Sul do país, diversas cidades do Norte e do Nordeste também davam vazão a expressões desse estilo de vida. Desse modo, buscamos por meio dessa pesquisa mostrar como se deu o desenvolvimento da cultura punk no Nordeste, a partir de um estudo sobre os processos sociais que permitiram a sua emergência nessa região. O intuito não é simplesmente contar uma história do punk a partir de outros narradores, e sim apresentar as condições socioantropológicas que permitiram a emergência desse estilo de vida jovem nas cidades nordestinas. Para isso, buscaremos pistas através das narrativas e materiais produzidos por agentes que estiveram implicados nessa cultura jovem em todas as capitais dos estados do Nordeste: São Luis, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador. Nossa abordagem metodológica é qualitativa e como técnica de recolha dos dados utilizaremos entrevistas profundas e análise das produções escritas e audiovisuais dos agentes.

 

 

Projetos da linha 2: Identidade, Memória, Território e Imagem

 

Projetos em andamento:

 

Título do projeto de pesquisa: Jogos de Tabuleiro: Questões Sociais e Ensino de Sociologia

Descrição: Trata-se de um projeto pioneiro de desenvolvimento de um sistema de análise de jogos de tabuleiro modernos em suas versões digitais e analógicas disponíveis no mercado brasileiro visando identificar a qualidade do trato sobre questões de relevância social nesses materiais, principalmente quanto às questões raciais, políticas afirmativas, sexismo, diversidade das identidades e equidade de gênero. O projeto prevê além de modelos de análise e produção, o desenvolvimento de um modelo de certificação, através de um selo de certificação, intitulado Selo PRS - Produto com Relevância Social visando sua utilização em jogos de tabuleiro (Boardgames) e jogos digitais publicados no mercado brasileiro. Determinação do potencial de avaliação por parte de profissionais de Ciências Sociais para a produção de projetos, produtos e ações que se relacionem com as questões sociais. É uma certificação que destaca a responsabilidade social das empresas em executar suas atividades de produção de jogos que não impactam negativamente o ambiente social ao reproduzir problemas sociais que historicamente vem sendo combatidos como a discriminação social, a segregação de gênero e étnico-racial, a integração com à diversidade dos grupos LGBTIQIAPN+, valorizando questões importantes tais como: a educação de qualidade, a igualdade de gênero, a redução das desigualdades sociais.

 

Título do projeto pesquisa- Imagens Desenhadas, Práticas Culturais e Sociedade

Descrição - Projeto de pesquisa voltado para a observação, o levantamento e a produção de pesquisas e ações extensionistas relacionadas à interface da produção de imagens desenhadas (ilustrações, desenhos, imagens digitais, fotografias, animações e outras modalidades) e seus vínculos com as práticas culturais (comportamentos, características étnicas, questões de gênero e sexualidade, religiosidade e problemas sociais).

 

Título projeto de pesquisa: Diáspora Pankararu e Territorialidades Indígenas no Alto Sertão Alagoano [*iniciando em 05/04/2025)

Descrição: Descrição: Este projeto tem como objetivo descrever os agenciamentos sócio territoriais de coletividades indígenas no Alto Sertão do Estado de Alagoas. Desde o início do século XIX, grupos familiares da etnia Pankararu da antiga missão religiosa de Brejo dos Padres em Pernambuco têm empreendido deslocamentos em direção ao Alto Sertão alagoano produzindo distintividades étnico-territoriais identificadas por uma ancestralidade comum por eles denominada de tronco Pankararu e se autodenominam pontas de rama. A intenção deste projeto é oferecer, através de pesquisa de fontes histórico-documentais, uma compreensão das múltiplas formas de apropriação e constituição de territorialidades e coletividades étnicas no semiárido alagoano, marcado por prolongados períodos de seca, escassez de fontes de alimentação, água e conflitos pela posse de terras entre indígenas e produtores rurais. Este projeto pretende através de pesquisa de fontes histórico-documentais como artigos científicos, dissertações, teses, jornais e outros suportes documentais de acervos públicos e privados, como fotografias, documentos cartoriais de compra e venda de terras, entre outros, descrever as múltiplas formas e estratégias de ocupação destes grupos familiares Pankararu que começam a se fixar na região em meados do século XIX. Nesse período, ao chegarem no Alto Sertão alagoano encontram estas terras ocupadas por fazendeiros e posseiros produtores de algodão e criadores de gado, ovinos e caprinos. Ocupantes ilegais, estas terras pertenciam a povos indígenas que ali viviam muito antes da conquista portuguesa no século XVI e que foram expulsos pelas forças coloniais por meio de guerras e genocídios dos grupos indígenas que ali viviam. O interesse deste projeto é compreender como se deu (e se dá) a ocupação desta região pelos grupos familiares Pankararu que não são seus ocupantes originais mas que desde meados do século XIX se deslocam de Brejo dos Padres para fixar seus aldeamentos indígenas nessa região (não sem encontrar resistência de fazendeiros e posseiro). A intenção é compreender, através de pesquisa bibliográfica, como os pesquisadores interpretam essas formas de ocupação, como descrevem as disputas de terras, os conflitos e como os povos indígenas conseguem resistir produzindo formas territoriais (os aldeamentos) num espaço geográfico particularmente difícil de se estabelecer como é a Mata da Caatinga e num contexto histórico e social de conflitos permanentes com fazendeiros e posseiros. O que chama a atenção nesta pesquisa é que apesar de todas essas dificuldades enfrentadas pelos indígenas a diáspora dos Pankararu em direção ao Alto Sertão continua a ocorrer no presente e tem se intensificado. Interessa também nesta pesquisa o processo de criação de novas identidade étnicas indígenas à medida que os grupos diaspóricos vão se estabelecendo na região. Nesse sentido, esta pesquisa quer buscar respostas para este fenômeno analisando um conjunto extenso de produção acadêmica sobre este tema.

 

Título projeto de pesquisa: Performances nos Xangô de Maceió: um diálogo entre antropologia e teatro

Descrição: O presente projeto propõe explorar a encruzilhada entre a antropologia e o teatro, tendo como ponto de articulação a categoria de performance. pesquisa se propõe que os participantes das artes cênicas discutam o conceito de performances, performances culturais e performances artísticas alunos de graduação e da pós- graduação de antropologia, que realizam pesquisa em terreiros de Maceió; realização de uma vivência num terreiro para trabalhar as performances culturais tradicionais; elaboração de uma dramatização que permita transformar as performances tradicionais em artísticas; realizar apresentações da performance no circuito da UFAL; registrar a performance em vídeo e divulgar o material na internet. A construção da performance dramática é um processo reflexivo, coletivo, que aponta a elementos catárticos como forma de comunicação. Um saber encorpado dramaticamente através da performance. Esta pesquisa se enquadra na proposta de uma antropologia polimodal (Collins, Durington, Gill, 2017).

 

Título projeto de extensão: Vivências artísticas nos Xangô de Maceió: um diálogo entre antropologia e performances

Descrição: O presente projeto propõe explorar a encruzilhada entre a antropologia e o teatro, tendo como ponto de articulação a categoria de performance. Neste projeto de extensão se propões que os participantes das artes cênicas discutam o conceito de performances, performances culturais e performances artísticas, em diálogo com os alunos da pós-graduação de antropologia que realizam pesquisa em terreiros de Maceió; realização de uma vivência num terreiro, a ser selecionado, para trabalhar as performances culturais tradicionais; elaboração de uma dramatização que permita transformar as performances tradicionais em performances artísticas; realizar apresentações da performance no circuito da UFAL; registrar a performance em vídeo e divulgar o material na internet. A construção da performance dramática é um processo reflexivo, coletivo, que aponta a elementos catárticos como forma de comunicação. Um saber encorpado expressado dramaticamente através da performance.

 

Título projeto de pesquisa: Patrimônio cultural como instrumento de ação social: um estudo de mapeamento do patrimônio cultural das cidades de Maceió e Penedo

Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal realizar um mapeamento do patrimônio cultural das cidades de Maceió e de Penedo. Trata-se de um identificar o patrimônio cultural material e imaterial das duas cidades, visando futuras estratégias de articulação e utilização deste patrimônio como um instrumento de ação social. Para o alcance do objetivo proposto, será utilizada uma metodologia qualitativa que contemple dados secundários, por exemplo, levantamento documental e bibliográfico, utilizando o banco de dados do Museu de antropologia e folclore Théo Brandão, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), especialmente as superintendências de Maceió e Penedo, e o banco de dados das bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió e em Penedo. Este projeto de pesquisa tem como meta, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, pautada pelos conhecimentos produzidos pela antropologia, história e museologia, promover o desenvolvimento e aplicação de metodologias inovadoras e participativas que visem estimular a promoção de estratégias para pensar futuros processo de identificação, salvaguarda e utilização do patrimônio cultural nas duas cidades.

 

Título projeto de pesquisa: Pesquisas Etnográficas no AVAL: Registros Imagéticos, Mediáticos, Sonoros e Digitais

Descrição: Trata-se de projeto de pesquisa que reúne diversos campos teóricos dentro da Antropologia Audiovisual, Sonora e Digital, abrangendo diferentes metodologias que inclui materiais fílmicos, fotográficos, iconográficos, mediáticos, sonoros e digitais registrados em pesquisas etnográficas desenvolvidas por membros do Laboratório Antropologia Visual em Alagoas-AVAL do Instituto de Ciências Sociais-ICS dentro do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social-PPGAS da Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Daí, inclui a organização de acervos voltados para os registros de produção de materiais dentro pesquisas realizadas ou em andamento. Por exemplo, organização de acervos de produções dentro da etnografia audiovisual, sonora e digital desenvolvidas. Assim, esse projeto tem como objetivo principal agregar os diferentes estudos desenvolvidos e produções realizadas a partir das diferentes linhas de pesquisa do laboratório Antropologia Visual em Alagoas-AVAL que são: (a) antropologia visual e sonora; (b) cultura digital e novas tecnologias; (c) imagem e memória coletiva. É uma proposta de registrar, organizar e analisar as temáticas e materiais diversificados de produções realizadas, dentro do campo da antropologia do audiovisual, mediático, sonoro e digital, por pesquisadores do AVAL, visando a organização de acervos.

  

Título projeto de pesquisa: Processos identitários e tradições de conhecimento entre grupos indígenas e quilombolas

Descrição: Este projeto tem como objetivo geral fomentar a pesquisa empírica, bibliográfica e documental sobre os grupos indígenas e quilombolas na região Nordeste do Brasil, visando aprofundar os processos que têm marcado política, econômica e territorialmente os modos de vida desses grupos, considerando seu protagonismo e suas múltiplas formas de resistência; examinando-os à luz das tradições de conhecimento, bem como de quadros morais que orientam as experiências individuais e coletivas no estabelecimento e gerenciamento das relações intra e interétnicas. A pesquisa pretende contemplar a análise em diferentes escalas sociais e territoriais, visando a compreensão das dinâmicas processuais da elaboração cultural realizada por indivíduos e unidades sociais pertencentes aos grupos étnicos -ou resultadas de processos de autonomização destes - com vista à compreensão das variações na moldagem da cultura, às transformações na organização social e política e das tradições de conhecimento às quais aderem e contribuem para fazer vigorar. Visa aprofundar a compreensão dos efeitos e desdobramentos do processo de territorialização diretamente relacionados à organização social de fluxos culturais, seja na construção e manutenção de tradições de conhecimento, seja na determinação de identidades.

 

Título projeto de pesquisa: Relações étnico-raciais e formação de professores: análise e comparação dos PPCs de Universidades Federais da Região Nordeste

Descrição: Considerando que o ano de 2023 marcou os 21 anos da aprovação da Lei nº 10.639/2003, bem como, o compromisso e a importância da realização de reflexões que respeitem e promovam a diversidade, na construção de uma educação multicultural e antirracista, a presente proposta de pesquisa objetiva dar continuidade à pesquisa iniciada anteriormente, a qual busca realizar uma análise sobre a implementação do debate sobre história e cultura afro-brasileira, africana e indígena nos cursos de formação de professores das universidades públicas federais da Região Nordeste. Notadamente, com o foco agora, nos cursos de Educação à Distância e no processo de estabelecimento de parâmetros de comparação entre as diferentes experiências mapeadas. Já que tais demandas não foram previstas no escopo da proposta anterior, a qual focava no levantamento das experiências de cursos de formação de professores presenciais. Partindo do pressuposto de que a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação para as Relações Étnico-raciais (BRASIL, 2004b) deveriam resultar em mudanças que afetariam diretamente os cursos de formação inicial de professores, avaliamos que tal análise nos possibilitará aprofundar as reflexões sobre o papel e atual status das Instituições Públicas de Educação Superior da Região Nordeste, na garantia da promoção de uma educação para as relações étnico-raciais que valorize e destaque as influências da população negra e indígena como constituinte da formação do Brasil. Para tanto, realizaremos uma pesquisa de abordagem qualitativa e caráter exploratório, lançando mão de fontes bibliográficas e documentais, esta última com foco nas legislações em vigor e nos Projetos Pedagógicos dos cursos, incorporando agora também os cursos à distância, além disso recorreremos às formulações sobre análise de conteúdo (BARDIN, 1977), com vias a comparar não apenas as diferentes instituições, mas também os diferentes cursos de licenciatura, presenciais e à distância.

 

Título projeto de pesquisa: Seguindo o Lama Padma Samten: uma etnografia digital do website CEBB

Descrição: Proponho realizar uma etnografia digital sobre os ensinamentos e as diferentes práticas que o Lama Padma Samten realiza através do website Centro de Estudos Budistas Bodisatva-CEBB https://cebb.org.br/. Esse website existe desde 1986, quando o CEBB foi fundado por esse monge brasileiro no Rio Grande do Sul. Conta atualmente com 54.485 seguidores (acesso em 29 de outubro de 2023). O website CEBB disponibiliza uma enorme gama de dados informativos em diferentes páginas que versam sobre práticas e ensinamentos, viabilizando formas de engajamentos online e offline de seguidores, consolidando a expansão do conhecimento budista tibetano no Brasil através do Lama Padma Samten.