Grupos de Pesquisa
Antropologia Visual em Alagoas - AVAL
Desde 2004, o laboratório de Antropologia Visual em Alagoas/AVAL vem atuando com pesquisas interdisciplinares e interinstitucionais em diversas área: o projeto de pesquisa "Especialistas Xamânicos Indígenas em Alagoas (CNPq): Registros Fílmicos"; disponibilizados para pesquisadores\alunos de graduação e pós-graduação da UFAL e/ou outras instituições acadêmicas. O projeto de pesquisa "Atlas das Terras Indígenas em Alagoas" (CNPq 2005-2007) teve proposta de organizar acervo fotográfico e fílmico sobre terras indígenas em Alagoas. O projeto as "Romeiras de Madrinha Dodô, vem desde 2010 organizando dados etnográficos e do audiovisual sobre as romarias no alto Sertão Alagoano, Pernambuco, Bahia e Ceará. Desde 2011 o AVAL desenvolve projetos de pesquisa e extensão junto aos acervos audiovisuais do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB). Estimula as produções etnográficas audiovisuais através das edições temáticas do Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos.
Líderes: Silvia Aguiar Carneiro Martins , Siloé Soares de Amorim,
Pesquisadores associados: Amaro Xavier Braga Jr. Gabriel Alvarez
Coletivo de Estudos sobre Religião e Cura - CuraRe
CuraRe é um grupo de pesquisa que trabalha com as intersecções entre religiosidade, cura, saúde, doença e corporalidade em diferentes contextos etnográficos. Também estamos interessados em discutir as inter-relações entre pesquisa de campo, etnografia e questões teóricas, metodológicas e éticas dentro do campo da antropologia da religião, bem como as relações e tensões entre religião, ciência e política. Somado a isso, nossas pesquisas abrangem os saberes e fazeres tradicionais e as políticas públicas voltadas para esses conhecimentos e seus praticantes. Trata-se de um grupo de caráter interdisciplinar, que visa estabelecer diálogos com a área da saúde, especialmente com os campos da psicologia, medicina e antropologia da saúde.
Líderes: Gabriel Omar Alvarez , Silvia Aguiar Martins.
Blog: Laboratório Antropologia Visual em Alagoas
Etnologia Indígena
O objetivo do grupo é reunir pesquisadores que desenvolvem investigações na área de Etnologia Indígena ou que mantenham um diálogo com a temática em razão de seus interesses de pesquisa. A proposta do grupo é que a etnologia indígena possa atuar como um tema de reflexão e de produção de conhecimento abrindo a possibilidade de tratar a questão sob diferentes perspectivas.
Líder: Evaldo Mendes da Silva
Laboratório da Cidade e do Contemporâneo - LACC
LACC é um coletivo que reúne professores pesquisadores e estudantes interessados em diferentes fenômenos urbanos contemporâneos, com o propósito de aliar a reflexão teórica à intervenção na realidade social circundante.
Através de suas linhas multitemáticas de estudos e de pesquisas empíricas na tradição da antropologia, efetua ações de ensino, pesquisa, extensão e tradução de obras científicas para o português. As trocas interinstitucionais de experiências, a organização de encontros científicos e outros eventos acadêmicos, a produção e publicação de artigos e livros são ações componentes do ideário elaborado pelos integrantes do LACC.
Líder: Rafael Rodrigues
Pesquisadores associados: Rachel Rocha de Almeida Barros, Bruno César Cavalcanti, João Batista Meneses Bittencourt e Fernanda Rechenberg
Blog: http://laccufal.blogspot.com.br/
Laboratório das Juventudes -LABJUVE
O Laboratório das Juventudes está vinculado ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de um espaço destinado a produção de conhecimento sociológico e antropológico sobre o fenômeno da juventude, acolhendo pesquisas de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e dissertações que tenham como foco de análise as práticas juvenis em suas mais diversas expressões. Buscaremos promover uma interlocução constante com órgãos do estado de Alagoas, especialmente as secretarias de saúde, segurança pública, juventude e lazer e educação, com o intuito de atuar na construção de políticas públicas que tenham impacto significativo sobre a população jovem alagoana
Líder:: João Batista de Menezes Bittencourt
Memória, Identidade e Território - GPMIT
O GPMIT reúne pesquisadores que trabalham em contextos urbanos e rurais junto a povos indígenas, quilombolas, camponeses e grupos de periferias urbanas, bem como a dispositivos de Estado para análise das políticas públicas voltadas à garantia dos direitos dessas populações. Com uma perspectiva interdisciplinar, os pesquisadores vêm trabalhando com problemáticas concernentes à memória e ao território, relacionadas à conformação de fronteiras identitárias e de tradições de conhecimento, nas quais as relações de poder e de interdependência se apresentam como fundamentais nas interações entre as agências e sujeitos envolvidos em diferentes configurações históricas, políticas e sociais.
Líderes: Cláudia Mura e Jordânia Araújo Souza
Linhas de pesquisa:
Mandacaru - Núcleo de Pesquisa em Gênero, Saúde e Direitos Humanos
O Mandacaru - Núcleo de Pesquisas em Gênero, Saúde e Direitos Humanos - nasceu em 2010 no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Alagoas. Desde a sua formação, além da atuação local, o Núcleo foi constituído por professores de diferentes universidades que mantêm interesses comuns em relação aos temas e as interfaces de gênero, saúde e direitos humanos. Mandacaru divide suas pesquisas em três linhas: Corpo, sexualidade e deficiência; Educação, ciência e divulgação científica e Interseccionalidade, práticas de cuidado e governança reprodutiva.
Líderes: Débora Allebrandt, Nádia Meinerz
Pesquisadores Associados: Júlio Cezar Gaudêncio da Silva, Pedro Guedes Nascimento.
XINGÓ - Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências Sociais
O grupo tem fomentado discussões e produções na área do Ensino de Sociologia no estado de Alagoas e no Brasil. Promovendo a realização de eventos locais e atividades em parcerias com a Universidade Federal de Alagoas e a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas
Líderes:: Júlio Cezar Gaudêncio da Silva , Jordânia Araújo Souza
link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0624848901455734