Apresentação
Criado em 2003, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia ― PPGS, é vinculado ao Instituto de Ciências Sociais ― ICS da Universidade Federal de Alagoas, e tem como missões contribuir para a institucionalização das Ciências Sociais no Nordeste do Brasil. Através da pesquisa, formação de pesquisadores e projetos de extensão busca-se ampliar o diálogo e cooperação com diferentes setores das sociedades alagoana, nordestina e brasileria. Apoiamos o contínuo aperfeiçoamento do ensino de Sociologia no ensino médio em Alagoas.
O curso é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, com conceito 4 (quatro), em escala que vai de 1 (um) a 7 (sete).
O corpo docente do PPGS desenvolve e orienta pesquisas, além de liderar grupos, laboratórios e integrar redes de pesquisas em torno da área de concentração SOCIEDADE, CONFLITOS E DESENVOLVIMENTO. Ele é composto por dez professores permanentes e três colaboradores, distribuídos em duas linhas, a saber: a) Corpo, Cultura e Conhecimento e b) Conflitos, Poder e Meio Ambiente.
Ao longo de sua existência o PPGS tem atraído tanto alunos de graduação em ciências sociais como estudantes oriundos de outras áreas do conhecimento que buscam formação em nível de pós-graduação na área de sociologia. Ademais, os alunos egressos do PPGS têm sido absorvidos pelo mercado de trabalho exercendo atividades docentes e de pesquisa em instituições de ensino superior e em diversas organizações e empresas dos setores público e privado do País, incluindo as do terceiro setor.
O PPGS UFAL possui cotas de bolsas de estudo da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da FAPEAL (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas).
Objetivos
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia em nível de mestrado tem como principal propósito criar as condições para o estudo e o desenvolvimento da investigação sociológica tendo em vista a formação de recursos humanos de alta qualificação. Nesse sentido, o PPGS busca:
- Ensinar fundamentos teóricos e metodológicos do campo disciplinar da sociologia, contemplando quer a produção bibliográfica clássica quer contemporânea em níveis de graduação e de pós-graduação;
- Formar pesquisadores com autonomia para desenvolver projetos de pesquisa científica, revelando domínio na identificação de problemas sociais, na sua tradução em problema de investigação sociológica, na delimitação de recortes temáticos especializados com seus respectivos repertórios bibliográficos, na aplicação de métodos e técnicas (quantitativos e qualitativos) que singularizam a sociologia e voltados para o levantamento, análise e interpretação de dados primários e secundários;
- Estimular a divulgação dos resultados de pesquisa em fóruns acadêmicos e através de publicações qualificadas, conforme os padrões e regras vigentes na comunidade científico-acadêmica;
- Orientar graduandos e, especialmente, pós-graduandos com vistas ao recrutamento de novos pesquisadores;
- A construção e consolidação institucional da sociologia no País;
- Disseminar o conhecimento científico para públicos não-acadêmicos.