1º Simpósio de Antropologia do PPGAS/UFAL, 3º AVAL Internacional e o 3º MTB FEST

• Quando 03/09/2018 11h00 até 07/09/2018 01h00 (UTC / UTC0)
  • Onde Instituto de Ciências Sociais
  • Adicionar evento ao calendário iCal

No ano de comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Alagoas realiza o 1º Simpósio de Antropologia do PPGAS/UFAL marcando a primeira edição de um evento que pretende se consolidar como espaço de diálogo e de troca de experiências entre grupos de pesquisa, discentes e docentes da UFAL e de outras instituições de ensino, além de profissionais engajados no mercado de trabalho.

O tema Direitos Culturais, Diversidade, Ação busca sensibilizar a comunidade acadêmica para o cenário mundial atual e para a discussão sobre o papel dos antropólogos nesse contexto. A programação do evento é um espaço estimulante para apresentar, discutir e compartilhar ações que reflitam os direitos culturais de grupos e de populações que fazem a diversidade mundial, dentre outros temas de reflexão e pesquisa. Durante quatro dias, os integrantes vão participar de discussões na forma de conferências, mesas redondas, oficinas, grupos de trabalho, festival, exposições e outras atividades.

3° AVAL Internacional consiste no 3° Encontro do Laboratório Antropologia Visual em Alagoas/AVAL e traz como conferencista a antropóloga Ângela Torresan (University of Manchester/Grã-Bretanha) marcando a abertura de intercâmbio interinstitucional entre o AVAL e o Granada Centre for Visual Anthropology. A programação do 3° AVAL Internacional envolve oficina ministrada pela Dra. Torresan, GTs que abrangem campos da Antropologia Visual, Etnografia Sonora e Hipermídia e mesa-redonda articulando pesquisadores(as) de outros centros de excelência contemporâneos no Brasil. Também acontecerá a I Mostra de Pesquisadores do AVAL que reunirá produções fílmicas, fotográficas, iconográficas, mediáticas e sonoras dentro de
pesquisas etnográficas desenvolvidas por membros do AVAL.

3° Festival Théo Brandão de Fotografias e Filmes Etnográficos vem sendo realizado desde sua primeira edição pelo Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore/MTB e pelo Laboratório Antropologia Visual em Alagoas/AVAL proporcionando oportunidade de reunir produções fílmicas e fotografias etnográficas em mostras livres e em mostras competitivas, valorizando produções em categorias de premiações que dão visibilidade e reconhecimento a trabalhos no campo da etnografia visual.

Esses três eventos realizados pelo PPGAS/ICS/UFAL revelam o movimento de divulgação de produções científicas em vários formatos, viabilizando articulação de profissionais de diferentes instituições nacionais e internacionais, reunindo pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação dentro das mais variadas especialidades da Antropologia Social contemporânea.

Site: https://doity.com.br/simposiodeantropologia/